Material para estudo autodidata do francês

Yay! Sim! Estou tentando aprender francês sozinho! Vou deixar esse post atualizado assim que for encontrando material pra aprender/praticar francês. No começo, vou ter pouco material aqui disponível, mas conforme for avançando vou adicionando todos os que achar relevante. Recomendações que ouvi: Seguir apenas um método de cada vez, pra não se perder. Esperem posts em francês.



Roteiros de estudo / Routine d'études
Infoescola - nível básico  É dito aqui que aprender francês autodidaticamente aqui é bem difícil (PFF RISOS)
Infoescola - nível básico 2
Infoescola - nível intermediário

Listas de lições /Listes de leçons
Artigos da Infoescola
Artigos em francês do 'Le Point Du Fle' "O ponto do fle??"
Lista de lições sobre fonética


Atividades em flash / activité au flash
Fonética interativa
Duolingo Simplesmente um dos melhores sites que já conheci para aprendizagem de línguas: limpo, fácil, divertido e sem fins lucrativos. Ainda estou tentando encontrar falhas no sistema proposto, porque até agora estou adorando.

Atividades de leitura e acompanhamento
Français Autentique  Com podcasts e textos pra acompanhar, legal pra praticar a relação gráfico-fonética da língua. Recomendado pra pessoas no nível intermediário ou avançado.
France Beinvenue Com vídeos e textos pra acompanhar também, achei esse um pouco mais fácil que o autentique.
Gabfle Você escolhe a dificuldade aqui. Textos, vídeos e áudios.
7 jours Entrevistas com legenda em francês, pra intermediário-avançado.


Redes sociais para prática de línguas / Les réseaux sociaux à pratiquer les langues
Lang - 8 Tenha seus textos corrigidos por falantes nativos. O pessoal corrige seus textos porcamente pra ter os próprios textos corrigidos de volta, na maioria das vezes. Claro que às vezes há correções bem legais que te ensinam coisas úteis, tem de saber avaliar as correções...
Busuu Aprenda vocabulário com exercícios divertidos e áudio, converse com nativos. A conversa nunca funciona: os caras ficam 3 segundos na sala e saem.
LiveMocha Não testei esse ainda.
Lyrics Translate Traduza músicas que você gosta e tenha suas músicas traduzidas. Suas traduções são sempre avaliadas por nativos, bem legal pra treinar a escrita. Esteja ciente que as pessoas serão cri-cri em relação ao jeito que você retrata os artistas favoritos delas, então tome cuidado.
Fórum de Idiomas Ótimo lugar pra interagir com outros brasileiros que também estão aprendendo francês, trocar experiências, dar e receber dicas, etc

Outras ferramentas úteis / D'autres outils utiles
Conjugador de verbos


Compartilhe-me:

Sobre o Autor

Gosta de línguas, reflexões introspectivas, UTAU/Vocaloid, discussões sobre gênero e sexualidade, do céu e de fazer da vida alheia um bordado de renda (de chita filó).

4 comentários:

  1. eae.. como saiu seu progresso no frances com estes materiais.. conseguiu?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mas ele diz que é difícil, não aprender autodidaticamente, mas sim aprender a língua sem aprender a cultura e a cultura sim é complicado aprender sem ter contato com ela, mas discordo dele pois também a cultura pode ser aprendida (pelo menos em parte) através de livros, vídeos, etc... O ideal é ter alguém com quem conversar, mas não necessariamente um professor em uma sala de aula...

    ResponderExcluir
  4. Oláa, costumo passar por blogs e não comentar nada, porém a muito tempo ando procurando em todos os sites que acho cronograma de estudos do francês para eu dar direção aos meus estudos, amei todos os links, caso você tenha mais cronogramas posta todos, vou acompanhar, amei o blog :D

    ResponderExcluir

Não se esqueça de manter a educação e o bom-senso~